O escritório alemão Barkow Leibinger finalmente recebeu das autoridades licença para construir a Torre Estrel em Berlim, Alemanha. Concebido para ser o arranha-céus mais alto da cidade, com 175 metros, o projeto é resultado de um concurso internacional e sofreu um atraso de sete anos em seu cronograma. As obras estão finalmente prontas para começar e o projeto será construído na famosa região de Neukölln.
A torre do hotel terá mais de 720 quartos, salão de festas e estacionamento. O edifício é organizado em uma rede de células interconectadas que podem ser extrudadas em diferentes alturas. O centro do novo complexo será o átrio, uma estrutura triangular que ilumina e também permite vistas internas da torre. Uma galeria no primeiro pavimento acima do átrio poderá ser utilizada para jantares privados e pequenas recepções, enquanto que o salão de baile pode receber variadas atividades, de conferências a jantares de gala.
Como a equipe observa, a torre do hotel em si tem 44 andares e é organizada em uma planta em forma de paralelogramo em torno de um núcleo de serviço compacto. O ponto alto do edifício é o restaurante e o bar panorâmico com terraço que desfrutam de vistas para a cidade a partir da cobertura.
A fachada do edifício será marcada por uma série de brises verticais de alumínio que garantem o conforto térmico e lumínico nos espaços internos além de criar um interessante padrão gráfico para as superfícies externas da torre.
O edifício tem conclusão prevista para 2024.
Via DE24